"Esta página foi idealizada para o entendimento desta incrível ciência milenar, o Feng Shui, para apreciação de boas propostas em arquitetura e em artes visuais; também para promover a conscientização ambiental através de soluções sustentáveis. "

10 de ago. de 2017

Como orientar os ambientes de acordo com os pontos cardeais

(imagem extraída de Pixabay)

O baguá é um instrumento bastante utilizado pelos praticantes do Feng Shui. Ele é como um esquema, um desenho didático, que auxiliou os mestres a transmitirem seus ensinamentos orientais para uma cultura ocidental. Já o Lou Pan pode se dizer que é uma versão muito mais complexa e completa do baguá. Ele possui uma bússola no centro. Então, seu uso leva em consideração os pontos cardeais. Mas, a pergunta que quase todos fazem é se haverá variações em sua análise de acordo com o hemisfério em que a pessoa usuária estiver?

Energia e pontos cardeais

Responde essa: como as energias se movem na Terra? Será que isso mudará se você for para outro endereço em sua cidade, em seu país...ou em outro país?

Na verdade, nós, os seres humanos, somos só “formiguinhas” vivendo dentro de um contexto muito maior, que até pode ser mutável, mas que não se altera diante das nossas pequenas atitudes diárias. Então, o eixo do planeta pode mudar, sim, com um grande cataclismo, como aconteceu em 2011. Mas, o trajeto das energias na Terra não mudará de acordo com a nossa edificação.  

Dito isso, responda mais uma: será que existem, afinal, locais mais indicados ou não indicados para certos tipos de ambientes e funções?

Bem, isso depende. Um geomante poderia avaliar essa questão de acordo com o fluxo de chi, de energias nos espaços. Um projetista poderia avaliar a posição da arquitetura em relação à incidência de sol, vento e luz natural, além da integração interior-exterior. Então, pode ser que não haja direção certa ou correta. Atrair bons fluidos pode ser algo bem mais complexo de se conseguir.

Orientações e o Feng Shui

Agora, tem pessoas que preferem seguir uma linha do Feng Shui que acredita na influência do posicionamento dos ambientes de acordo com os pontos cardeais. E tenha em mente que, nesse caso, é ainda mais benéfico se o proprietário conseguir realizar esse planejamento ainda durante a concepção arquitetônica, antes da construção de sua edificação, para que não haja necessidade de futuras reformas.

Setores do baguá e os ambientes mais indicados:

- Trabalho – ambientes ligados à carreira, como sala de reuniões; ou dormitório do filho em residências.
- Espiritualidade – também para dormitório de filho; ou ambiente com computador, como um home office ou uma sala de estudos.
- Amigos – também positivo para escritório, gabinete; e dormitório de casal;
- Criatividade – bom para dormitório de filha; ou setor de criação, como atelier e sala de costura.
- Relacionamentos – bom para cozinha, lavanderia e sala de estar.
- Sucesso – dormitório filha ou filho do meio.
- Prosperidade – dormitório filha mais velha; ou outro ambiente que lide com finanças, dinheiro, na empresa.
- Família – ambiente dos empregados, recursos humanos; ou dormitório do filho mais velho na residência.

- Centro – bom para sala de refeições (NÃO pode haver aqui banheiros, depósitos, pátios vazios ou algo semelhante).



Leia também: