"Esta página foi idealizada para o entendimento desta incrível ciência milenar, o Feng Shui, para apreciação de boas propostas em arquitetura e em artes visuais; também para promover a conscientização ambiental através de soluções sustentáveis. "

20 de set. de 2016

Corredores, escadarias e o Feng Shui

A ideia da matéria de hoje é encontrar meios de deixar esses espaços, de circulação entre ambientes, mais úteis e atraentes, assim como o restante do lar. Primeiro, vamos entender o que corredores e escadas representam para o feng shui.

São espaços de ligação entre ambientes e entre pavimentos; E são responsáveis pela condução e conexão do chi por toda a casa.

(imagem Pixabay)

Por isso, pensando em transmitir mais segurança e estabilidade energética, deve-se ter também ter cuidado com a posição, decoração e manutenção desses espaços. Se acabar sendo apenas um simples ‘buraco’ na edificação, ao invés de atrair bom chi, atrairá sha chi (ou chi ruim).

* Mantenha todo o caminho bem iluminado;
* Certos objetos decorativos, durante o percurso, podem ajudar a desacelerar a passagem do chi;
* O ideal seria se seu trajeto fosse mais curvo, sinuoso (por isso colocam-se objetos para forçar algo assim, mas sem gerar obstáculos que impeçam a boa circulação);
* Espelhos e quadros com paisagens podem ajudar a ampliar ambientes apertados, dando ideia de amplitude.
* Na decoração pode haver filtros energéticos (como pêndulo de cristal), tapetes (passadeiras), estampados com desenhos de flores, de frutas, de animais (pássaros) – ênfase na terra e na liberdade.

(imagem Pixabay)

Especificamente sobre as escadas:

* O ideal é que sejam sólidas, sem abertura na parte de trás dos degraus, que podem impedir o fluxo do chi.
* Os degraus não devem ter mais do que 17cm de altura;
* Indicado que tenha um descanso entre lances de escada, que acalme o chi (as escadas ou corredores muito longos dão sensação de desânimo, então aplique nas paredes quadros, pôsteres, etc.);
* Se a escada é aberta na parte de baixo, mantenha organização e limpeza nessa área (pode elaborar nesse lugar um jardim com plantas próprias para interiores, isso fará a energia fluir melhor);
* O melhor tipo é às em curva (não confunda com espiral, que não são boas condutoras de energia e podem causar problemas de saúde aos usuários);
* Se a escada termina de frente para a entrada da casa (chi corre da rua rápido pelas escadas, boas energias insuficientes no térreo), indica-se tentar desviar a direção de percurso direto para a porta, como com um degrau (convite) estendido para o lado; também com um cristal multifacetado no teto ou um vaso grande com plantas (entre escada e a porta).

Vídeo da semana:


Feng Shui Ideias - responde ao vivo - S2L3 #fengshui 

Leia também:

Cristais, remédio de luz!