"Esta página foi idealizada para o entendimento desta incrível ciência milenar, o Feng Shui, para apreciação de boas propostas em arquitetura e em artes visuais; também para promover a conscientização ambiental através de soluções sustentáveis. "

26 de jul. de 2017

Cores em ambientes residenciais indicados pelo Feng Shui

O Feng Shui costuma utilizar o baguá (ou pa-kua) para explicar como funcionam os diferentes setores da vida e sua possível relação com as moradias. Pois bem, cada um desses setores é relacionado às estações do ano, partes corporais, números, objetos decorativos, formas, elementos da natureza, texturas... E cores! Esse último item está diretamente relacionado à percepção dos ambientes por meio da visão. Mensagens emocionais passam a ser enviadas ao cérebro, influenciando os sentimentos. Por esse motivo é que a psicodinâmica das cores é tão estudada pela arquitetura, decoração, publicidade e mais.


(imagem de Pixabay)


A escolha da cor deve estar relacionada à função do ambiente, ao estilo decorativo escolhido para a composição do espaço, ao gosto/preferência do usuário; e também pela indicação dada pela arquitetura e pelo Feng Shui.

- VERMELHO E PÚRPURA: cores fortes que requerem muita atenção. Em demasia podem gerar brigas, confusão mental e prejudicar a autoestima. Em contrapartida, também podem atrair respeito, poder e fortuna. O vermelho é indicado para dormitórios de casal e cozinhas (somente em pequenos toques). O púrpura é mais indicado para áreas criativas, como ateliers.

- LILÁS: Também serve para áreas criativas. Ele reflete igualdade e purificação, mas em demasia pode atrair problemas de igualdade.

- ROSA: Como é uma cor delicada e associada ao romance, é geralmente indicada para dormitórios de casal e de crianças.

- VERDE E AZUL: Dão sensação de tranquilidade. O verde, em especial, está relacionado, inclusive, à boa sorte e à esperança. Mas, ambas as cores são indicadas para quartos e banheiros. Porém, cuidado, pois o azul em excesso pode gerar depressão.

- MARROM: Relacionado ao centro do baguá e do lar. Uma boa cor para salas de jantar e de estar.

- AMARELO E LARANJA: Cores bem vivas, alegres e animadas. Também relacionadas à inteligência, comunicação e alimentação. A primeira é indicada para áreas de estudo. A segunda para salas de jantar, estar e cozinha.


- NEUTRAS: O BRANCO pode gerar, em demasia, hostilidade, monotonia, tristeza e dar impressão de vazio. É indicado para enfatizar as ideias de pureza e limpeza, como em banheiros, lavanderias e até quartos de bebês. O PRETO e o CINZA são cores de apoio. Devem ser utilizadas apenas para detalhes. Em excesso, podem transmitir angústia, melancolia e depressão.

Leia também: