"Esta página foi idealizada para o entendimento desta incrível ciência milenar, o Feng Shui, para apreciação de boas propostas em arquitetura e em artes visuais; também para promover a conscientização ambiental através de soluções sustentáveis. "

30 de ago. de 2016

Garagens, veículos e o Feng Shui

A garagem é um dos portais da casa, juntamente com outras portas e janelas. O principal uso dado a este local da casa é de guardar os veículos. Mas, na maioria das vezes, ele também é utilizado como depósito, estuário de quinquilharias, como ferramentas, bicicletas, brinquedos e outras coisas que não queremos nos demais cômodos. Ou serve de moradia para animais de estimação, como os cães. Por isso é considerado, pelo Feng Shui, como lugar de sujeiras e energias bem ruins, sendo um risco enorme de contaminação do lar. Por isso acredita-se que a garagem nem devesse estar dentro das residências, mas à parte, na lateral da edificação.

Para deixar este ambiente mais funcional, bonito, agradável e arrumado, deixando de ser um quarto de bagunça, não existe regra. Primeiro basta uma boa organização e limpeza. Não permita que se criem insetos que possam deixam o ambiente insalubre e “vampirizador energético”. Depois faça a aplicação de peças como estantes, armários e prateleiras para criar uma decoração com muito charme e personalização.

Para uma garagem mais harmoniosa, deixe a luz e a ventilação natural entrar de vez em quando. Descarte tudo que não tem mais serventia e, de preferência, que não pertença à manutenção dos veículos. Na hora de pintar o local normalmente as cores mais utilizadas são o cinza, o branco, o verde e o azul claro. Mas recomendam-se pelo Feng Shui cores como o creme, pérola ou marfim.  Como o veículo emana os elementos metal e fogo em alta intensidade, para equilibrá-los acrescentamos, portanto, cores menos intensas do elemento terra.

(imagem de Wikipedia)

Veja outras dicas importantes:

* Evite construir garagens embaixo de dormitórios. Gases poluentes podem trespassar paredes e lajes e afetar o sono, o descanso e a saúde dos moradores. Ao invés disso, faça acima, por exemplo, um escritório ou ateliê; 
* Deixe sempre, entre os veículos, móveis e outros objetos o espaço mínimo suficiente para circulação dos moradores da casa;
* Confira se a porta de entrada está em bom funcionamento e estado de conservação;
* Rachaduras e infiltrações nas paredes e pisos devem ser solucionadas com rapidez; e
* Se existem vigas aparentes neste ambiente, pinte pequenas setas com aproximadamente dois centímetros, a cada vinte centímetros, em verniz incolor fosco em todas as quinas vivas.

Observação: Pode ser colocado na parte externa da porta da garagem, assim como é feito nas portas de entrada das casas, um baguá espelhado. Assim as energias vindas da rua, com o seu veículo, serão filtradas antes de você entrar em sua casa.

Vídeo da semana:
5 dicas de como decorar o seu hall de entrada

Leia também:


Entradas Secundárias

Organizando ateliers e oficinas