"Esta página foi idealizada para o entendimento desta incrível ciência milenar, o Feng Shui, para apreciação de boas propostas em arquitetura e em artes visuais; também para promover a conscientização ambiental através de soluções sustentáveis. "

1 de jun. de 2016

A filosofia do bem viver com o Vastu

Assim como conhecemos o Feng Shui sendo uma técnica da China, o Vastu é uma técnica oriunda da Índia. Acredita-se que ele já exista há 5 ou 10 mil anos. Ou seja, ela é mais antiga que o próprio Feng Shui. Todo o seu trabalho gira em torno da busca pela satisfação, melhoria e bem estar de nosso lar e de nós mesmos. Então, como podemos constatar, há coisas similares nas duas técnicas.    

Como o Feng Shui, o Vastu também busca a harmonização dos ambientes internos e externos dos imóveis e acredita que há a influência dos cinco elementos e de muito mais em nossas vidas. Por esta técnica aprecia-se o positivo e indica-se a liberação do negativo para que haja vida plena e equilibrada. Não é a toa que até seu nome, Vastu, refere-se à terra, pois sua relação com os movimentos das energias e suas vibrações é intensa.

Para a análise do Vastu utiliza-se a astrologia. Observa-se os pontos cardeais, os princípios cósmicos e todo mais nesta linha, como referência. E é assim, olhando para o longe, que o Vastu consegue determinar desde a melhor escolha de terrenos até os rituais de aquisição para novos imóveis.

(magem de: https://en.wikipedia.org/wiki/Vastu_shastra)
 No Feng Shui já estamos acostumados com o Baguá. Já no Vastu existe uma variedade de mandalas, cujo centro é o Bradmasthana. O uso deste símbolo tem um significado especial relacionado à cultura de origem, através do hinduísmo e do budismo. Agora, por que ouvimos falar menos desta técnica? 

Bem, o Feng Shui só é conhecido, parcialmente, e aceito no ocidente porque houve uma migração de mestres, devido às guerras, que souberam apresentar a técnica de uma forma quase didática, simples e ilustrada. Deste modo ela foi mais fácil assimilada por nossa cultura.

O Vastu acabou sendo ignorado durante o período colonial. Sua literatura ficou quase inacessível, por estar, originalmente, em uma língua muito antiga e não mais falada. Os projetistas alegaram que o Vastu limitava o planejamento e as ideias por ser muito rígido, preconceituoso e supersticioso.

Veja no link, logo abaixo, mais da história e das características do Vastu: 
Arquitetura Vastu
http://fengshuiideias.blogspot.com.br/2013/07/arquitetura-vastu.html

Vídeo da semana:
Dicas sobre decorações em estilo indiano, balinês e hindu


Leia também:

Jardim Zen