"Esta página foi idealizada para o entendimento desta incrível ciência milenar, o Feng Shui, para apreciação de boas propostas em arquitetura e em artes visuais; também para promover a conscientização ambiental através de soluções sustentáveis. "

18 de mar. de 2016

Páscoa e suas simbologias

A Páscoa é uma data não apenas comemorada pelos cristãos, mas por diversos povos e etnias pelo mundo. Esta data marca a passagem dos equinócios, quando se fecha um ciclo e abre-se outro. É um tempo cheio de simbologias e tradições. E é importante que possamos refletir sobre os seus significados.
Esta palavra, Páscoa, vem do hebraico e traduz-se como ‘a passagem’. Aqui, no hemisfério sul, temos a passagem do verão para o outono. Pode-se dizer que é um mês bem adequado, em todo o seu cenário, para um recolhimento físico e espiritual. Isto nos ajuda a refletirmos sobre a vida, guardarmos o que plantamos, a pensarmos no novo, e deixarmos o velho para trás. Para quem é cristão, é uma chance de refletir sobre o sacrifício de Jesus e de como a sua morte nos proporcionou uma melhor consciência de vida em Deus.

A ceia
(imagem de Feng Shui Ideias)
No ‘Domingo Santo’ muitas pessoas reúnem-se com a família, assim como no Natal, e realizam uma ceia. Esta refeição também guarda suas simbologias. É um ato de confraternização, união e abundância. Afinal, Jesus morreu por nós, mas ainda vive. Então, neste dia, as pessoas comemoram sua ressureição.

Os ovos
            Muitos irão perguntar o porquê dos ovos simbolizarem a Páscoa. Pois bem, existem diversas analogias ligadas e este símbolo. Primeiro, temos a figura da galinha com seus ovinhos, que representa a paciência, o amor, a dedicação, o sacrifício e a prosperidade, com a chegada de uma nova vida.
            Depois, temos uma visão mais científica, que acredita num futuro de luz, onde o ovo representa graficamente esta nova ordem, que integrará o poder e as forças cósmicas e regerá o homem através dos tempos. O ovo é usado nesta representação como sendo um símbolo da realidade primordial, o embrião, o início da vida.
            Para os cristãos o ovo é como um símbolo da doutrina trazida por Jesus Cristo, que ensina sobre uma nova vida possível, onde se despertaria um mundo com menos caos e de relações humanas mais cheias de amor.

Na espiritualidade, o ovo representa a ligação existente entre as dimensões da matéria e do espírito.

Fontes: