"Esta página foi idealizada para o entendimento desta incrível ciência milenar, o Feng Shui, para apreciação de boas propostas em arquitetura e em artes visuais; também para promover a conscientização ambiental através de soluções sustentáveis. "

22 de jan. de 2016

Piscinas e o Feng Shui

Na espiritualidade, água é um símbolo de abundância, de limpeza, de renovação, de purificação e também, indiscutivelmente, de fonte de vida. Então, visto por este lado, piscinas, fontes e espelhos d’água são, obviamente, importantes dentro do estudo do Feng Shui, da Arquitetura e do Paisagismo.

Incialmente, na visão dos praticantes do feng shui, principalmente aqueles que estudam a influência da geografia, dos elementos e até dos animais sagrados, a função de uma piscina dentro do terreno seria de proteção entre as energias da rua e da casa. Entre estes dois pontos, caminhos curvos ou sinuosos, amenizavam o percurso das graves energias vindas do exterior.

Agora se a água estivesse atrás da residência simbolizava um mau Feng Shui, ou seja, menos prosperidade e mais dificuldades em todas as áreas da vida. Na área do sucesso ela impediria o reconhecimento e a realização de projetos. O Feng Shui recomenda que pelo menos ela esteja na lateral da residência. Mas lembre que a opção da sua localização às vezes é pela privacidade de seus usuários. Se isto é  fator mais relevante, então assim deve ser.

A piscina nunca deve ter tamanho maior ou estar muito próxima à edificação ou ao conjunto que lhe acompanha no terreno. Se isto fosse, o elemento água seria mais predominante que os demais elementos (madeira, terra, metal e fogo). Isto causaria um desequilíbrio energético.

(imagem de Gabriel Robledo em http://br.freepik.com/fotos-gratis/piscina_19268.htm)
               
  Sobre os possíveis formatos de piscinas:

* Retangular: não é bom, pois os cantos formam quinas vivas, causando shars (energias ruins) ou flechas (setas) de formas para os vizinhos, carregando o mau Feng Shui. A cura é colocar vasos ou cachepôs redondos com plantas vivas nos vértices. Isto acabaria com as tais quinas agressoras.
* Em ‘L’: também haveria o problema das quinas. Portanto a cura segue a mesma do modelo anterior.
 Em elipse: chi benéfico para a residência.
Observação: as piscinas oblongas também seriam desfavoráveis e sujeitas as criações de shars.

Formato de “rim” ou “feijão”: muito favorável. Auspicioso, pois remete à um dos órgãos mais importantes do nosso corpo. E, assim como no modelo anterior, não possui quinas.

Sobre chafarizes, acredita-se que estas peças misturam de forma harmônica a ação das duas polaridades estudadas pelo Feng Shui, o Yin e o Yang. O negativo da água parada passando para o estado positivo do seu movimento constante.

Lembre que água deve ser fonte de renovação e revigoração. Evite piscinas, fontes e espelhos d’água com água parada e suja, pois atraem energias ruins, insetos, bactérias e doenças que possam afetar a nossa saúde!

                       FIQUE ATENTO COM O MOSQUITO DA DENGUE!

(imagem de pt.wikipedia.org)


Vídeo da semana:


6 passos para decorar sua casa no 'Estilo Mediterrâneo'.