"Esta página foi idealizada para o entendimento desta incrível ciência milenar, o Feng Shui, para apreciação de boas propostas em arquitetura e em artes visuais; também para promover a conscientização ambiental através de soluções sustentáveis. "

14 de nov. de 2015

Como ter um escritório arrumado e purificado

(composição imagens internet)
Antes de se começar uma empresa, é preciso encontrar o local ideal para sedia-la, o local propício para exercer certo tipo de negócio. É importante, antes de tudo, conhecer a futura vizinhança, a conservação do bairro, sua vegetação, ruas, fluxos, o que havia ali no local antes da aquisição do imóvel ou terreno, a altura das edificações no entorno, a posição do terreno em relação ao ciclo solar e a incidência dos ventos, a legislação vigente no município para aquela região, entre outros.

Depois da compra, deve-se continuar cuidando da incidência de setas, que são energias negativas invisíveis; das contaminações via poluição visual, por conta da publicidade da empresa, e também da vegetação nos jardins, principalmente na entrada. Se a porta principal original da edificação tiver um tamanho desproporcional à mesma, sua troca precisa ser o mais rápido possível, para atrair os clientes para dentro da empresa. O visual para as vitrines e janelas precisa ser livre. A cor escolhida para a fachada precisa estar relacionada com o tema do negócio. E todas as áreas no interior do prédio precisam receber uma função, não podem ficar abandonadas.

Lembre que o escritório é o local onde pessoas diversas dividem o mesmo espaço e passam a maior parte do dia. Seus ambientes profissionais devem permanecer sempre limpos, livre de objetos desnecessários. Devem transmitir paz. Os sons precisam ser amenos. As plantas vivas e bem cuidadas. Precisa haver boa ventilação e iluminação, imagens inspiradoras, cores estimulantes e objetos em movimento, que ativam o chi energizante. Deste modo, se diminui o estresse provocado pelas atividades e o trabalho flui melhor.

A arquitetura, o paisagismo e a decoração de interiores em locais empresariais devem ser elaborados com muita dedicação, importância e cuidado, assim como o tratamento dado aos melhores clientes. A organização dos espaços deve ser funcional e refletir o estilo de trabalho realizado na empresa. Isto ajuda a ordenar e facilitar a execução das tarefas e a vida dos seus realizadores.

Enfatizar as inspirações é muito importante. Proporciona confiança. Símbolos de atividades, de realizações alcançadas ou almejadas e todas as contribuições dadas ao mundo pela empresa estimulam sempre o crescimento. São as lembranças que nos impulsionam.

Cores, objetos, texturas, linhas, imagens, sons, cheiros. Tudo pode proporcionar boas ou más energias. Nada desestimula mais do que um ambiente de trabalho sujo, desorganizado, desproporcional, com ruídos e mau-cheiro. Isto causa bloqueios mentais, obstrução de energia, resistência ao trabalho, descontentamentos, irritação e confusão.

O que não é visto é lembrado, sim, pela memória!

Para organizar um escritório é fundamental a aquisição de arquivos, pastas, armários, prateleiras, clipes, envelopes, entre outros. As gavetas, os nichos e as estantes precisam de atenção especial, precisam ser sempre revisados. Estando, eles, limpos e arrumados o ‘Dragão Chinês’ (ou ‘O Sopro’) pode percorrer estes cantinhos, proporcionando mais riqueza e sorte. Toda bagunça bloqueia o Chi, a energia vital, estagnando energias ruins que afetam tanto o lado profissional quanto o pessoal dos trabalhadores.

Deve-se evitar todo tipo de poluição. Atenção aos ruídos e às cores muito intensas. Também a monotonia demasiada é prejudicial. É importante esvaziar as lixeiras e descartar tudo aquilo que não é mais necessário para a empresa, liberando, assim, as energias. Excesso de coisas gera irritação, aborrecimentos e insubordinação entre funcionários.

As salas de reuniões não devem ser esquecidas. Devem-se respeitar as distâncias mínimas entre os móveis, os espaços necessários para a boa circulação de pessoas, a organização constante das cadeiras, a organização de papéis, a limpeza das lixeiras, das lousas e dos utensílios máquinas utilizados em lanches.

 “O proprietário trabalha com a energia do seu grupo e do local do estabelecimento. Se houver harmonia entre esses elementos, o sucesso estará presente.” – trecho livro ‘Feng Shui nos negócios e no local de trabalho’, de Rosana Braga.

(composição imagens internet)
Cada funcionário deve ter um lugar para si reservado dentro da empresa. O chefe sempre deve receber o melhor lugar dentro do prédio. Nestas áreas, é bom criar um foco visual que enfatize o espaço pessoal do funcionário, dando uma melhor sensação de privacidade. Sua bolsa ou maleta não deve ficar no chão, em sinal de respeito à remuneração adquirida pelo seu trabalho.  O contato com as plantas vivas podem lhe dar sensação de alegria e abundância. Fontes e aquários tranquilizam e estimulam as criações e as vendas, ativando o elemento água, próprio das áreas destinadas à carreira.

As salas em formato quadrado possuem um melhor chi. Salas em formatos irregulares possuem o chi prejudicado, podendo gerar raiva entre os funcionários. O desenho de planta trapezoidal gera falta de direção e desatenção. Nestes tipos anteriores, deve-se ampliar o guá posicionando os espelhos nas áreas faltantes, por exemplo. Em plantas circulares ou em formato de leque o chi sai rápido demais. Neste caso, elege-se um lado para tapar com cortinas ou persianas e mudar, assim, visualmente o seu formato.

Espelhos são peças chaves para ampliar os guás faltantes e também fazer circular o chi nos espaços com energia estagnada. Eles não devem ser muito pequenos ou em módulos que cortem partes dos corpos das pessoas neles refletidas.

O modo de arranjo dos móveis nos interiores da empresa é importante. O melhor é posicionar as mesas paralelas às paredes. Se as salas forem muito grandes, os móveis devem ficar em diagonal, para arredondar os percursos. Mesas que ficam uma de frente para outra podem gerar conflitos e um comportamento hostil entre funcionários. É bom posicionar um pêndulo com cristal facetado sobre uma das mesas para dispersar estas energias. As visitas devem entrar e sair pela mesma porta, para não carregar as energias embora.

É preciso evitar reflexos no monitor dos computadores e sombras sobre as mesas, que ofuscam e prejudicam a atenção.  Também as lâmpadas fluorescentes, que causam cansaço. Em locais de trabalho, o melhor é usar uma luz amarela ou lâmpadas incandescentes.


Observação: Se a empresa optar por aderir a um uniforme padrão para os funcionários, este deve ser de cor neutra.

Vídeo relacionado:
10 passos para você organizar o seu escritório



Feng Shui aplicado no cartão de visitas: http://fengshuiideias.blogspot.com.br/2012/11/cartao-de-visitas.html