"Esta página foi idealizada para o entendimento desta incrível ciência milenar, o Feng Shui, para apreciação de boas propostas em arquitetura e em artes visuais; também para promover a conscientização ambiental através de soluções sustentáveis. "

25 de ago. de 2014

Atenção: problemas ocultos em sua residência

Quando você visita um imóvel para compra, raramente avalia muito mais do que suas dimensões, os acabamentos, a vista das janelas e o entorno imediato. Mas e quanto ao que está por dentro das paredes, pisos e tetos? Existem coisas que não prestamos a atenção ou ignoramos, porque, na verdade, pouco podemos fazer na hora da visitação para avaliar possíveis problemas presentes e futuros. Em alguns casos, o comprador, por vontade própria ou exigência bancária, pede a visita de um profissional para realizar uma vistoria no local. Apesar da opinião especializada, baseada em normas e leis vigentes, é uma avalização quase superficial, pois o profissional, antes da compra do imóvel, não quebrará as paredes e lajes para investigar. Registros que não fecham direito, ralos entupidos, canos não bem vedados, fios de luz mau emendados, cortados ou expostos, rachaduras estruturais, afundamento de lajes, inclinação de paredes, entre outros problemas, podem resultar em sérias dores de cabeça para o futuro proprietário deste imóvel. 

Existem partes da nossa casa que raramente revisamos ou limpamos. A caixa d'água, por exemplo, precisa ser limpa constantemente, sendo ela de fibrocimento ou de fibra de vidro. As caixas de gordura e de inspeção sanitária também. Os telhados sempre guardam muitos mistérios. Em algumas edificações existe um alçapão para inspeção interna. Porém, em outras edificações, não existe uma maneira melhor de olhar sua estrutura a não ser destelhando o telhado. Em alguns casos podemos averiguar o acúmulo de sujeira, a presença de animais ou a ausência de vedações e isolamentos necessários. Uma atenção muito especial devemos dar para as canalizações de gás. Elas devem ser de cobre, com isolamento externo. Para este caso é importante os conselhos de um profissional especializado, até mesmo do corpo de bombeiros. 

Lembre-se que problemas como estes, se não resolvidos, podem comprometer a estabilidade e funcionalidade da edificação, a saúde dos usuários e o bom Feng Shui.