"Esta página foi idealizada para o entendimento desta incrível ciência milenar, o Feng Shui, para apreciação de boas propostas em arquitetura e em artes visuais; também para promover a conscientização ambiental através de soluções sustentáveis. "

30 de jul. de 2014

As etapas do projeto

Antes de dar início ao projeto de arquitetura, é necessário uma conversa detalhada entre cliente e o arquiteto. O profissional colherá todos os dados do cliente, conhecerá suas necessidades e expectativas para a elaboração do programa de necessidades, colhendo todas as informações necessárias para dar início à fase, a qual chamamos de Estudo Preliminar. Começa com a elaboração de um croqui, esboço, para chegar no Anteprojeto. Depois que o cliente aprovar o desenho o arquiteto passa a finalizá-lo. 

(imagem de global-constructions.com)
O projeto de arquitetura é constituído pelos seguintes desenhos: planta baixa, planta de layout, cortes, vistas ou fachadas, planta de cobertura, planta de situação, implantação e locação, quadro de áreas, quadro de aberturas, planta elétrica, planta hidráulica, planta de forro, planta de piso, detalhamento, etc. 

Após a conclusão do projeto arquitetônico é feita a elaboração dos projetos complementares: estrutura, fundações, projeto de telefonia, etc.

A descrição do imóvel de forma completa estará no memorial descritivo, também desenvolvido por este profissional, que será entregue para prefeitura para aprovação do habite-se e de forma simplificada para o proprietário do imóvel.