"Esta página foi idealizada para o entendimento desta incrível ciência milenar, o Feng Shui, para apreciação de boas propostas em arquitetura e em artes visuais; também para promover a conscientização ambiental através de soluções sustentáveis. "

22 de fev. de 2013

As portas e as diferentes passagens na vida

(imagem: http://arquitetandoideias.blogspot.com.br)


"Portas abrem passagem. O gesto de abri-las é simbólico. Fecha-las muito mais.
Esse é um exercício que proponho cada dia, mais difícil, pelo que observo nas várias redes sociais onde atuo. Noto que as posições andam extremadas, que as pessoas mais ponderadas tendem a não se expor diante das paixões com que são defendidos os argumentos de vários lados. " 
Portas exprimem múltiplos conceitos. Significam abertura e sobretudo passagem. Abrir uma porta significa quase um desarmamento. Não é a toa que as fortalezas contavam com portas enormes, fortes e resguardadas - os portões. Abrir uma porta em nós, é permitir que o outro nos adentre. Conheça nosso interior, saiba de algo mais que a fachada que expomos para a rua."

"Se você abre uma porta, você pode ou não entrar em uma nova sala. Você pode não entrar e ficar observando a vida. Mas se você vence a dúvida, o temor, e entra, dá um grande passo: nesta sala vive-se! Mas, também, tem um preço... São inúmeras outras portas que você descobre. Às vezes curte-se mil e uma. O grande segredo é saber quando e qual porta deve ser aberta. A vida não é rigorosa, ela propicia erros e acertos. Os erros podem ser transformados em acertos quando com eles se aprende. Não existe a segurança do acerto eterno. A vida é generosa, a cada sala que se vive, descobre-se tantas outras portas. E a vida enriquece quem se arrisca a abrir novas portas. Ela privilegia quem descobre seus segredos e generosamente oferece afortunadas portas. Mas a vida também pode ser dura e severa. Se você não ultrapassar a porta, terá sempre a mesma porta pela frente. É a repetição perante a criação, é a monotonia monocromática perante a multiplicidade das cores, é a estagnação da vida... Para a vida, as portas não são obstáculos, mas diferentes passagens!"