"Esta página foi idealizada para o entendimento desta incrível ciência milenar, o Feng Shui, para apreciação de boas propostas em arquitetura e em artes visuais; também para promover a conscientização ambiental através de soluções sustentáveis. "

1 de mar. de 2012

Taoísmo

"O Tao que pode ser descrito não é o Tao real.", Lao-Tse

Quando se fala em Feng Shui é impossível não citar o Taoismo. Esta religião do extremo oriente baseia-se no "O Livro de Tao e Te". Tao significa 'a ordem do mundo' e Te ' a força vital'. Este livro possui 25 páginas e não se sabe quem o escreveu. Acredita-se que o autor teria sido o filósofo Lao-Tse no século 6 a.C..

(image extraída do blog.sfrpg.com.br )
Tao seria a suprema ordem do universo. Lao-Tse dizia que Tao era "a verdadeira base na qual todas as coisas são criadas, ou da qual elas jorram". É o céu, algo divino.

Para os taoistas nossas ações devem ser passivas, não ativas. Ou seja, a "não-ação" levava a simplicidade, a pureza de pensamento. Isto é contestado, principalmente por aqueles que seguem os pensamentos de Confucius.

Os discípulos de Lao-Tse direcionam o misticismo natural para os aspectos mais mágicos. Sendo o indivíduo passivo, preservava sua força Te por mais tempo e saudável. Neste ponto popularizou-se algumas práticas e técnicas medicinais, como o Feng Shui, com a ideia de alcançar maior longevidade para esta força vital.